Total de visualizações de página

domingo, 4 de setembro de 2011

Suburbio de salvador: uma realidade apartada?



  Na década de 70 o subúrbio era frequentado por pescadores e veranistas que se aproveitavam da pesca as belezas das praias.

  Atualmente após sua ocupação sem controle, que está em sua grande maioria por pessoas de “classe” baixa, teve um crescimento muito grande trazendo como característica um lugar marcado pela impotência ou inexistência dos serviços públicos, o que consequentemente traz problemas como a pobreza, a violência, problemas de saúde provocada pelo precário saneamento básico, falta de emprego, abandono, que somados a total falta de atenção dos órgãos públicos, fizeram com que esse local da cidade fosse esquecido. Hoje em dia tudo que envolve a periferia é considerada um problema sem solução.

  A grande desvalorização e esquecimento político-social desses locais trazem consigo como causa questões de exclusão social preconceituosa, que perdura desde escravidão no Brasil, onde a cor da pele dizia a inferioridade do ser.

  As pessoas que já nascem nessa desigualdade remam contra os problemas e tem de quebrar inúmeras barreiras impostas, pelos próprios moradores, mas na maioria é imposta ou foi imposta pelos que se definem superiores. Conseguir superar o preconceito não é fácil, suburbanos, favelados, não possuem muito estímulos para isso, a violência é vivida e observada diariamente.

  A realidade atual do subúrbio só quem pode retratar ou relatar, são realmente os cidadãos lá residentes. O que a mídia e os políticos no poder tentam aparta são os graves problemas, não solucionados e sim maquiados, que são enfrentados pelos suburbanos, dia a dia. Locais que por mais que sofram falta de saneamento e educação básica emanam e irradiam belezas sejam elas naturais, culturais, artísticas uma beleza singular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário