Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Projetos Sociais: de mãos dadas faz-se um mundo melhor.



   Os movimentos sociais, como os de Salvador, surgem como forma de unir e solucionar os problemas das camadas mais excluídas da cidade que, assim como nas outras regiões do Brasil e do mundo não tem, na maioria das vezes, a quem recorrer. Surgem assim movimentos com o objetivo de garantir moradia adequada, escolas, saúde, proteção e liberdade às classes menos favorecidas. 

   Os movimentos sociais são criados para lutarem por seus direitos e um deles é o MTST (O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) que surgiu com a necessidade de organizar a reforma urbana e garantir moradia digna a todos os cidadãos além de lutar por um modelo de cidade mais justa. Além do trabalho organizado de luta por moradia, o MTST mobiliza pessoas em bairros pobres organizando lutas e propondo soluções para problemas que afligem os bairros periféricos. Revolucionam, protestando por seus direitos, invadindo casarões abandonados e, infelizmente, colocando todos em risco de um certo modo, pois mesmo lutando por uma causa justa, muitas vezes utilizam da violência para atingir seu fim ou acabam por ocupar prédios destruídos e com risco de desabamento. 

   Além desse movimento, que tem ações presentes em todo o Brasil, podemos citar também projetos em Salvador, como o Projeto Axé que cuida dos “filhos e filhas da exclusão”, com o objetivo de tirá-los das ruas, garantindo-lhes além da educação e da profissionalização, o sentido da ética e de valorização de si como cidadãos com seus direitos respeitados e garantidos, como os de todas as pessoas de bem merecem ter. 

  Projetos sociais como estes são o que fazem da sociedade um lugar melhor, não só para quem é ajudado, mais para quem participa, pois está, afinal fazendo seu papel para com a sociedade, garantindo o respeito a essas populações desprezadas. Afinal, o que eles querem é direito de todo cidadão brasileiro, uma sociedade digna mais justa, onde todos possam ser beneficiados com os seus direitos e viver sem a sombra da exclusão pairando sobre suas vidas e escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário