Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de setembro de 2011

SUBÚRBIO DE SALVADOR: UMA REALIDADE APARTADA?

“Nos barracos da cidade Ninguém mais tem ilusão” Gilberto Gil
   Assim como disse Gilberto Gil, em sua música, a realidade do subúrbio é esquecida pela sociedade e, principalmente, pela autoridade que vê e nada faz, é o que a maioria prefere enfrentar ao ter que mudá-la. Nem sempre o termo “Um lugar afastado do Centro” pode ser considerado, pois há bairros que são mais próximos do Centro do que os considerados “Bairros Nobres”.
   Se essa realidade fosse “visível” sobre os olhos da sociedade e algo fosse feito, com certeza, a cada dia o número de pessoas passando necessidade diminuiria. Se algo não está incluso aos centros urbanos, aos interesses políticos que estão longe dos olhos da população, não há motivos para uma melhora, de fato, é o que acontece com as regiões mais pobres, são excluídas do desenvolvimento.
  Infelizmente, a realidade do subúrbio não é tão feliz como a televisão mostra. O Subúrbio Ferroviário abrange 22 bairros onde moram 24,55% da população soteropolitana, ou seja, lá estão cerca de 600 mil habitantes.
  Todos nós sabemos que o subúrbio de Salvador está passando a cada dia por mais necessidades, as pessoas que moram lá precisam da nossa ajuda e, principalmente, do governo, que tem por obrigação, melhorar a vida de seus cidadãos. A região do subúrbio de Salvador tem umas das mais belas praias do nosso litoral. Durante a década de 70, foi muito freqüentada. Hoje a região está bastante desvalorizada e tomada pela miséria. O bairro de Alagados é um exemplo do abandono dos órgãos públicos, a falta de emprego, violência, moradias precárias e a pobreza que vive lado a lado dos habitantes desse lugar.
Muitas medidas poderiam ser tomadas para auxiliar as pessoas que moram no subúrbio de nossa cidade, uma boa infra-estrutura, segurança, saneamento básico, sistemas de saúde e escolas de qualidade. A desculpa de sempre é que quando se fala em fazer algo pelo subúrbio é a falta de “verba”. O estranho é que para tudo se tem dinheiro, agora, na hora de cuidar desse lugar a “verba” acaba.
   Diante dessas imensas características, o Subúrbio de salvador até hoje é considerado como uma região “excluída” e que tem sua realidade apartada por vários fatores e, principalmente, pelo governo que esconde esse patrimônio cultural da população e não tenta trazer para os habitantes locais uma vida mais favorável para os mesmos e que construíram sua história naquele lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário