Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O Surto Industrial Na Bahia & Favelização Na Cidade De Salvador

   A partir do século XIX se expandiu pelo mundo um movimento iniciado na Inglaterra. Em meados do século XVIII, a Revolução Industrial que consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Desde então, após este acontecido muitas mudanças ocorreram: novas tecnologias, transportes, meios de comunicação e muitas crises também.

   A revolução industrial no Brasil foi estimulada através da primeira guerra mundial. A cada dia surgem novas fábricas e com elas novas mudanças na organização e aparência das cidades. A industrialização trouxe muitas novidades, facilidades e melhoras para o país, contudo trouxe também seu lado negativo: desemprego, miséria, exploração e aumentou muito mais as diferenças sociais. 

   O surto industrial acelerado na Bahia junto com o processo de urbanização desde a segunda metade do século XX gerou concentrações populacionais elevadas. A Bahia possui por cerca de trinta por cento do PIB (Produto Interno Bruto) do Nordeste e por mais da metade das exportações da região. É o sétimo estado brasileiro que mais produz riqueza. A economia do estado baseia-se na indústria (química, petroquímica, informática, automobilística e suas peças), agropecuária (mandioca, feijão, cacau e coco), mineração, turismo e nos serviços. Existe o importante Pólo petroquímico de Camaçari, onde funciona, entre outros empreendimentos, uma montadora Ford,na Região Metropolitana de Salvador. As atividades agropecuárias ocupam cerca de setenta por cento da população ativa do estado. A economia de Salvador está distribuída da seguinte forma:
Agropecuária 0,06%
Indústria 20,99%
Serviços 78,94%
  
   A indústria e o Pólo trouxeram sonhos para a população baiana, não só sonhos, mas desejo, de ganhar bem, de viver em um lugar melhor, proporcionar uma boa qualidade de vida para a família, porém, muitas pessoas foram rejeitadas por não terem capacidade ou experiências com as máquinas, fazendo com que elas refizessem as suas vidas afastadas dos grandes centros da cidade, em situações precárias. Por causa do grande número de casas de baixa qualidade longe dos centros, esses lugares são chamados de favela e quando as favelas se “misturam”. Temos, então, uma “favelização”.

   A “favelização” pode ser definida como aglomerações humanas que resultam da ocupação e organização do espaço. São nas cidades que surgem ou se especializam atividades diferentes da agropecuária: comercio, administração, defesa territorial, serviços e etc.

   A realidade é que, quem não possui dinheiro, não tem como morar em um bom lugar da cidade, as pessoas que moram na periferia, sempre estão em busca de melhores condições de vidas, porém lhes faltam a devida oportunidade que, infelizmente, a sociedade rejeita de forma cruel. O que rege o mundo hoje é o capital, o dinheiro, quanto mais, melhor e é como dizem: “de graça, nem injeção na testa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário