Total de visualizações de página

domingo, 21 de agosto de 2011

Industrialização da Bahia e Favelizaçao


           A partir da primeira revolução industrial, as capitais da Europa tiveram grande aumento na população, pois naquele momento as outras atividades manufaturadas tinham sido deixadas de lado. A nova classe chamada proletária “invadiu” a cidade de tal maneira que não houve infra-estrutura que suportasse.
        Em Salvador aconteceu exatamente igual, no momento que as ofertas de emprego cresceram; a procura por uma vida digna acompanhou o processo. A idealização de uma melhor condição trouxe pessoas do interior para trabalhar na capital, porém na Bahia o estudo público e muito precário, ou seja, sem chances de boa remuneração.
       Pela própria historia vemos que quando a procura é maior que a oferta os preços tendem a aumentar e o surto de pessoas não ajudou na hora da escolha de uma moradia. O custo alto da vida na cidade grande obrigou aos trabalhadores arranjar novas alternativas, para se instalarem numa cidade desconhecida.
        Os lugares onde ninguém pensou em morar por fatos geográficos essas pessoas entraram e fizeram de moradia. Mesmo em morros, locais sujeitos a deslizamentos, terrenos baldios; fez com que amenizassem o sofrimento de estar longe da família, passando por apertos financeiros... Eles se refugiaram em lugares que, mas tarde foram ganhando população, daí começou o processo de favelização.
        Hoje em dia ainda existe preconceito e desprezo por grande parte da população. As pessoas só relacionam favela a coisas ruins como trafico de drogas, assalto... Contudo mal sabem elas que nas favelas também existem pessoas de bem, guerreiras, humildes que estão com os braços estendidos para ajudar ao próximo a qualquer momento ao contrário de muitos ricos.
       O que nos resta hoje é deixar de lado todo preconceito com pessoas que sua origem é a favela, o governo deve e está fazendo moradias em novos lugares para e não venha haver morte em períodos de chuva, para que suas moradias sejam estáveis, para que não venha se preocupar com o risco de morrer. Temos que abrir os olhos e devemos solucionar os problemas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário