Total de visualizações de página

domingo, 21 de agosto de 2011

Evangelização dos Excluídos & A Demonização das Religiões de Matriz Africana

Alguém já parou para pensar o “porque” de existir tantas igrejas evangélicas nas periferias? E o “porque” da demonização das religiões de matrizes africanas?  Nós, brasileiros, somos uma mistura de várias etnias, europeus, africanos e índios, entre outros... Acredita-se que precisamos crer em algo para podermos sobreviver. A religião é um conjunto de crenças sobre as causas, natureza e a finalidade da vida e universo.  São divididas em: catolicismo, judaísmo, protestantismo, etc.
De maneira estratégica, os representantes mais altos dessa hierarquia religiosa, se instalam nas periferias, onde sabem que vão encontrar um grande público interessado em suas crenças. Porém essa evangelização ocorre de forma muito preconceituosa e discriminatória, pois passa aos seus seguidores uma imagem desrespeitosa de seguidores de outras religiões, principalmente se tratando do Candomblé, religião de matriz africana.
“Alguns dos meus alunos, se tornaram pastores. Não por gostarem da crença, mas sim pelo fato de um pastor de congregação com cento e vinte membros ganhar aproximadamente seis mil reais, casado e com dois filhos” Afirma o professor de história Márcio Brito, do Colégio Estadual Bolivar Santana.
O candomblé significa: alegria e dança.  Uma série de críticas negativas recaiu sobre a religião, vistas como coisa do demônio, por igrejas de origem européia. Essas críticas acabam criando um cenário de preconceito e inibições para os praticantes dessa religião.  Hoje, em Salvador, vem crescendo o número de igrejas, mas isso é decorrente do aumento da violência, e a maioria das igrejas fundadas é evangélica, pelo fato da religião pregar a salvação e o amor ao próximo. Essas palavras criam falsas esperanças nas pessoas, que cada vez mais buscam essa religião, como forma de auxílio e salvação. Constituindo assim, a evangelização dos excluídos.
Quando os negros foram trazidos ao Brasil, desembarcaram com eles muitas de suas tradições, entre elas encontra-se o candomblé (muito repreendido pelos portugueses que consideravam o culto, feitiçaria). O fato de o homem branco se considerar melhor que os povos de origem africana, culminou uma série de preocupações para apagar as marcas dessa cultura.
Vamos acabar com o preconceito. Lembre-se, antes de se obter qualquer pensamento sobre algo devemos estudá-lo para não cometermos atos desrespeitosos contra outra pessoa, independente de sua religião, opção sexual, raça, ou seja, qual for o credo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário