Total de visualizações de página

domingo, 14 de agosto de 2011

Subúrbio: uma realidade apartada?


  “Subúrbio é lixo”. “Subúrbio é sujo”. “Subúrbio é escuridão”. Esses são alguns dos termos a que o subúrbio é assimilado, mas ninguém se questiona o porquê da existência suburbana ou até mesmo sua importância para o entendimento da sociedade.
  Subúrbio é uma palavra aportuguesada derivada do inglês suburb que significa sub-cidade. Veja bem. Sub-cidade. Ou seja, não é algo considerado presente dentro da cidade. É algo extra, fora dos muros invisíveis que uma certa sociedade metropolitana habita.
  Basta caminhar por diversas ruas da capital baiana que nota-se a abrangente barreira que separa as realidades dos moradores desta cidade. Tanto nos aspectos musicais, culturais, econômicos, educacionais, de segurança e saúde a periferia difere da alta classe, principalmente por falta de investimento da prefeitura, dificultando com que seus habitantes mudem essa história e se aproximem do restante da população.
  A periferia está amplamente distribuída em Salvador. Mesmo ocupando um espaço tão grande, essa porção da população ainda vive em outra realidade de onde é impossível sair repentinamente. O subúrbio de Salvador é como se fosse outro mundo fora da metrópole.
  A falta de infra-estrutura dessa sociedade e a demarcação territorial geram diversas conseqüências como a favelização do território, a habitação em áreas de risco, a desorganização da área, a revolta contra o Governo entre tantos outros problemas sociais. Isso deprecia muito a cidade, o estado e até mesmo o país.
  Devemos, pois lutar para a conquista de melhorias nas áreas do Subúrbio de Salvador, pois não possuem a atenção devida do Governo, fazendo com que vivam em péssimas condições de moradia, além da grande maioria de seus habitantes necessitarem de ajuda, ações socias, atenção para os seus problemas e melhorias no ramo da educação. A criação de projetos e ONGs são de extrema importância, por servir de base no momento de discutir seus direitos e planos de melhorias para a população em geral.
  O Subúrbio de Salvador merece atenção do Governo e de todos, além da cooperação de cada um para que se possa conquistar a melhoria de vida de seus habitantes, na área da moradia, educação, saneamento básico, pavimentação adequada entre muitas outras.  Lembrando que a mudança sempre vem de dentro para fora, mas muitas vezes é preciso de ajuda para se iniciar.
  Subúrbio. Uma realidade apartada e gritante, que necessita de cuidados, pois é de seu meio que nasce uma população carente de atenção e farta de abandono. Subúrbio é realidade, nua e crua. E sem lentes que a embelezem ou a escureça. Apenas é a realidade de algo evitado por todos, que não precisam vivê-la em seu seio, não sabendo que, de uma forma ou de outra acaba topando com ela em sua frente. E fechando os olhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário