Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O esporte na periferia



   Futebol, o esporte mais praticado por milhares de pessoas, cada vez mais vem ganhando espaço no mundo das crianças e dos jovens brasileiros. No estado da Bahia não seria diferente, há campeonatos, times internos de colégios públicos e particulares, onde os jovens se divertem em equipe. Mas não são todos que tem acesso as quadras bem equipadas e com uma infra-estrutura digna, ainda existem lugares periféricos que não possuem oportunidades de serem incluídos nos projetos sociais de esporte e lazer.
   É direito e dever do Estado promover o bem-estar dos jovens através dos projetos em parceria com ONGs, atletas, empresas privadas e associações de moradores. Embora esses projetos se concretizem muitas vezes na teoria deixando que eles fiquem a mercê da marginalidade. Nas grandes metrópoles, é um desafio aos governantes manter as estruturas físicas funcionando adequadamente, é visto que as quadras encontram-se muitas delas danificadas, os ginásios de esportes fechados, temos como exemplo o ginásio Antônio Balbino (Balbininho), em Salvador, as quadras de natação profissional são raras. Sabemos que um dos pilares do desenvolvimento humano é o esporte, porque mantém os jovens ocupados com cabeça, corpo e mente sã.
   O esporte é muito importante para qualquer individuo e para a sociedade, pois diminuem as probabilidades de doenças, de sedentarismo e ajuda na formação física e psíquica. É necessária a construção de instituições sem fins lucrativos de esportes na periferia, com objetivo de focar a atenção dos jovens no lazer. Esses jovens têm o esporte como um estilo de vida, onde pode abrir portas para ter uma qualidade de vida melhor, e poder sustentar suas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário