Total de visualizações de página

domingo, 28 de agosto de 2011

Jovens e adultos na periferia: “A fronteira ente a droga e a universidade”

A violência cresce cada vez mais em nosso país. Com ela o número de usuários de drogas também aumenta. A grande parte das pessoas envolvidas de alguma forma com a violência são usuárias de drogas.
É comum casos de uso e tráfico de drogas nas periferias das grandes cidades brasileiras, inclusive aqui na Bahia, este é o grande inimigo dos jovens. Uma de cada oito crianças com aproximadamente dez anos que vive próxima às áreas dominadas pelo tráfico tem pais que foram assassinados por traficantes de drogas. As crianças que se envolvem com este tipo de problema não chegam à idade adulta, e muito dificilmente, passam da adolescência.
Muitos dizem que droga é ruim, mas se fosse realmente ruim, porque ficaríamos viciados? Por isso a droga é boa, tão boa que passamos a ficar dependentes, logo na primeira vez ou ao decorrer do tempo. Acontece que quando nós usamos algumas dessas substâncias sentiram uma agradável e única sensação, o que nos leva a sempre usar mais e mais, para que possamos sentir a mesma sensação que sentimos ao usarmos pela primeira vez. Isso é a dependência.
“Pesquisa recente mostrou que um em cada quatro estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública brasileira já experimentou algum tipo de droga, além do cigarro e das bebidas alcoólicas. A idade do primeiro contato com esse tipo de substância caiu dos 14 para os 11 anos em uma década.”
Isso sinaliza um futuro bem ruim. Quanto mais cedo se experimenta uma droga, mais risco essa pessoa corre de ficar dependente da mesma. “As pesquisas também revelam que a maioria dos jovens sabe que as drogas podem se transformar num problema sério. Mas isso não basta para mantê-los longe de um baseado ou de um papelote de cocaína.”
Uma boa educação pode auxiliá-los a não se envolver com drogas. Como não deixar-se envolver com o que faz parte de sua realidade diária? De alguma forma o meio modifica o ser humano.
E é claro também que há um crescimento no uso de drogas em campus das faculdades brasileiras. À medida que surgem novos usuários, os organismos destes passam a ser tolerantes e é como se ficasse pedindo mais e mais.
“A Secretaria Nacional Antidrogas divulgou esta semana um estudo inédito no país que trata do uso de drogas entre estudantes universitários. O levantamento foi realizado em cem instituições de ensino superior pública e privada em todas as capitais brasileiras.

As conclusões são alarmantes: dos 18 mil alunos que participaram da pesquisa, 49% já experimentaram alguma droga ilícita pelo menos uma vez na vida.”

O que é a universidade para jovens e adultos marginalizados? Um sonho, alguns lutam e conseguem realizar, mas outros desistem, por terem que trabalhar para ajudar a família. Muitas crianças e adolescentes são veículos de suporte para o sustento família. Essas seduzidas pelo dinheiro buscam cada vez mais o tráfico ao invés de uma universidade, deixando-a assim, para segundo plano.
Jovens de hoje, adultos de amanhã, vivem um constante dilema, em nossa sociedade, relacionado as universidade (estudos), família (ajuda) e drogas (facilidade), principalmente os que habitam periferias, os que têm seus sonhos apagados por conta da exclusão.  Muitos garantem que se lhes tivesse surgido umas novas oportunidades, nunca teriam escolhido as drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário