Total de visualizações de página

domingo, 28 de agosto de 2011

Juventude marginal e expectativas do futuro na periferia



   A juventude é um período da vida em que estamos aprendendo tudo o que é necessário para poder saber levar bem a vida num futuro próximo, porém muitos jovens não têm a mesma condição social ou até a mesma acessibilidade a alguns recursos para saber a diferença entre o certo e errado ou não tem o bom senso para entender isto, e também saber realmente se quer ter uma vida vitoriosa através de um bom emprego ou ganhar dinheiro fácil através do tráfico de drogas que está sendo uma saída muito usada pela maioria dos jovens no Brasil.
   A exclusão social também faz parte de contribuições para o problema da marginalização da juventude brasileira, e com base nisso algumas pessoas querem se virar contra a sociedade e descontar isso em todos, sendo que nem toda maioria tem algo com isso, porque algumas pessoas pobres se esforçam para conseguir ter um futuro bem estruturado.
    Essa marginalidade expressada pela juventude também pode ser uma forma de pedir ajuda, de pedir mais dignidade nas periferias, mais respeito, menos preconceito, menos desigualdade, mais educação, mais investimentos públicos. E como não vêem solução para os problemas na periferia eles acabam indo para o lado mais fácil, desistem de chamar atenção e vão para o mundo das drogas acabando muitas vezes morrendo cedo, trazendo tristezas para a família, roubando , matando, enfim fazendo tudo que é errado. Mas sem um ensino de qualidade nas escolas públicas fica mais difícil ainda esse jovem ter uma cabeça no lugar para pensar e agir de forma diferente e fazer como no passado que as reivindicações eram feitas de formas através de passeatas e manifestos muitas vezes pacíficos sem violência. Porque juventude é lutar por seus direitos e bater de frente contra esse sistema monótono que faz com que as pessoas sempre sigam apenas uma forma de viver dependendo de sua classe social, seu estilo, sua cor da pele e etc.
   Esses jovens marginalizados não têm a mesma expectativa de vida de uma pessoa nascida em um lugar de classe social favorável porque eles não têm o mesmo estimulo para os estudos, então no mundo das drogas a expectativa de um futuro bem sucedido é muito difícil, a morte esta sempre ali batendo a porta, porém tem uns que dão sorte e conseguem ser um grande traficante e acham que estão livres da morte, porém não é assim porque se não morre os policiais podem prender e aí eles vão perder uma grande parte de sua vida e muito depois de ficar na cadeia não tomam consciência de seus erros. Ou seja, o futuro é incerto para muitos na periferia, só que tem aquelas pessoas que sempre querem algo na vida e essas podem ser parte de uma pequena percentagem que conseguem sair da classe baixa e ingressar em alguma classe de boa estrutura familiar e financeira.
  Quem nunca ouviu falar que a juventude é o futuro do amanhã? No mundo milhares de pessoas afirmam isso, porém, poucas realmente entendem seu verdadeiro sentido. Todos nós sabemos que viver em uma sociedade como a de hoje se torna cada dia mais difícil para todos, especialmente para nós, jovens. Precisamos fazer varias escolhas, e muitas vezes acertar em tudo porque em um deslize você pode perder a oportunidade de ter um futuro brilhante. Não é porque a pessoa nasce na periferia que ela tem que continuar sendo pobre ou entrar no mundo das drogas, ela tem é que conseguir driblar todos os problemas e mudar sua vida para melhor.
   A marginalidade juvenil esta crescendo, mais tem muitas formas de se mudar isso e acabar com esse problema tão visível no dia a dia que esta cada vez mais aumentando e atingindo vários pontos no mundo, não podemos deixar isso continuar assim. Nós os jovens devemos de alguma maneira lutar contra e mostra pra todos que tudo pode ser melhorado se tivermos perseverança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário