Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de agosto de 2011

A Evangelização dos Excluídos e a Demonização das Religiões de Matriz Africanas

A criação da religião evangélica data do século XVI, quando a Reforma Protestante estourou através dos escritos de Martinho Lutero, um sacerdote agostiniano que com a ajuda dos nobres implantou uma nova religião: o Protestantismo, hoje com várias ramificações dentro desta, sendo usado o termo “evangélico” para defini-las. Desde seu princípio essa religião foi aderida por nobres e só mas tarde aderiu de fato à população, mostrando que essa é uma religião manipulada pelos poderosos e que a população da classe baixa é só um instrumento de moldagem da vontade dos nobres.

Já as religiões africanas, consideradas opostas as religiões evangélicas, são “demonizadas”, ou seja, consideradas “conduta ruim” de seus seguidores, quando na verdade, qualquer religião, quando bem conduzida, pode enaltecer o ser humano. Com isso acaba havendo uma grande discrepância da realidade, já que a própria população negra, descendente dos africanos, é cada vez mais conduzida às igrejas evangélicas e cada vez mais deprecia o que deveria ser motivo de orgulho.

Hoje em dia há uma grande divergência entre as religiões de matrizes africanas e as religiões evangélicas pelo fato de adorarem a deuses diferentes em meio as suas culturas. As religiões de matrizes africanas, como o candomblé, são vistas como religiões diabólicas, por obterem uma forma diferenciada de culto das demais religiões derivadas do catolicismo, já que a igreja católica detém uma visão arcaica sobre as coisas, além dos seus pensamentos atrasados em relação a vida do mundo atual.

Ao entrar em uma região periférica é bem fácil ver diversas igrejas evangélicas espalhadas pela comunidade. Consideradas a salvação desta população apartada, essas igrejas se multiplicam e trazem consigo a mensagem de que entrando pela sua porta pode-se ser um cristão melhor. Muitos não consideram que entrando por qualquer porta, de qualquer igreja ou conglomeração ou até mesmo não fazendo parte de nenhuma delas, pode-se ser uma pessoa melhor,pois toda religião e filosofia de vida, quando levadas a sério no seu

princípio de espiritualidade e ajuda ao próximo, podem fazer sua realidade melhorar, já que para fazer um país crescer é preciso antes construir a consciência de que todos, independente de suas opções merecem o respeito e o direito assegurado de seguir o que considera melhor para si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário