Total de visualizações de página

sábado, 13 de agosto de 2011

O surto industrial na Bahia e a favelização da cidade de Salvador


     O processo de favelização em Salvador se deu principalmente pelo aumento excessivo da população decorrente do surto industrial na Bahia.  Muitas pessoas vieram e ainda vem para a capital em busca de melhores condições de vida, e o principal responsável por isso é o sistema capitalista.
     Assim como nas outras metrópoles que estão na fase de desenvolvimento a Salvador está crescendo por meio da industrialização, que é a forma mais fácil e eficaz de ascensão pelo fato do alto índice de empregabilidade, fazendo com que haja a qualificação dos empregados, e é justamente por conta disso que faz com que a utopia seja criada.
   Cada vez mais empresas são abertas aqui, e consequentemente a população de outras cidades, em sua maioria do interior, tem a esperança de conseguir um emprego, e se deslocam para a capital atrás da melhoria de vida.  Como eles não sabem da realidade aqui presente, a imagem que se é passada completamente diferente da que existe, ocasiona  uma migração exagerada baseada em falsos fatos.
     A cidade acaba sofrendo um inchaço muito grande, daí surgem mais e mais favelas, que é a ocupação desordenada de morros e áreas inutilizadas da cidade onde casas são construídas em locais de riscos e todas amontoadas, porque essas pessoas não têm condições de morar em bairros nobres, nem médios e ainda, nem em um bairro mais simples. Para agravar essa situação, os moradores desses locais não têm ajuda do poder público, que os trata com descaso e não fazem nada para amenizá-la.
    E é a partir daí que se criam novas questões: Onde essas pessoas vão trabalhar? Vão viver? Enfim, levar uma vida digna? Porém essas perguntas não possuem respostas, nem a curto nem a longo prazo. E o único jeito é viver a partir de incertezas, trabalhando fazendo bicos e tendo que viver em locais desumanos, em constante contato com doenças, falta de saneamento, além da falta de segurança, que é dada tanto pela violência quanto pelos fatores geográficos, entre outros perigos que eventualmente possam acontecer.
   E tudo isso é a realidade da “Periferia”. É nela que estão localizadas as Favelas, as pessoas que não obtiveram sucesso na vida, os migrantes mal sucedidos, os supostos funcionários de tantas indústrias que poderiam lhes dar a ascensão tão desejada por todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário