Total de visualizações de página

domingo, 28 de agosto de 2011

Diversidade cultural na periferia

Sim, podemos afirmar que a periferia é o lugar com mais misturas culturais de qualquer cidade. Misturas de ritmo, moda, folclore, raça, credo, dinheiro. Tudo que faz parte das características de uma sociedade.

A periferia das cidades pode ser considerada o local de maior diversidade cultural, segundo Edward B. Tylor cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade” Mas o que tem que ser observado, é a desvalorização da criatividade do morador periférico. Dito em alguns textos antes, a falta de oportunidade faz com que eles não possam expressar o que acham que é preciso melhorar dentro da comunidade em que vive através de sua arte.

A periferia hoje em dia vem marcada pela melhora social. Com uma mescla de novos na classe média, com aqueles que ainda são pobres, e os ricos, que porventura ali residem por opção, mostra a “nova periferia” que foi formada. Preste atenção neste trecho da música “sou favela”, da banda Parangolé:


“ Favela aê favela 
Favela eu sou favela
Favela aê favela

Oi já tá quase na hora 
Do meu bonde passar
Levando a galera que faz as loucuras
Pega no batente dessa vida dura
Que acorda bem cedo pra ir trabalhar

Mas que nunca perde sua fé
Que samba na ponta do pé
O alimento da alma é sonhar”

Podemos observar a caracterização e o modo de agir da população periférica se destacam, eles têm um modo único de ser, tornando-os de fácil reconhecimento, eles não tem vergonha de expor suas raízes e sua descendência, sendo esta de sua maioria negra e índia em Salvador, a população do subúrbio tem orgulho de sua “raça”, não escondem sua cultura independente do que os outros irão achar, falam que são do candomblé ou evangélicos, que ouvem Hip Hop e pagode, não se vestem das mais caras grifes, nem deixam de expor suas crenças pelo preconceito do outro. 

Periferia é isso. É mistura, é diversidade, é cultura, é verdade. É o meio que eles têm de expressar a sua realidade, e é o modo que faz as suas vidas tornarem-se um pouco mais feliz. É a parte da população que reflete a miscigenação formada no Brasil desde os idos da colonização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário