Total de visualizações de página

domingo, 21 de agosto de 2011

Juventude Marginal e Expectativas para o Futuro


“Jovens, o futuro do Brasil”. Essa frase que aos poucos se torna clichê, também passa a ser ultrapassada por conta do descaso dos líderes da sociedade capitalista e indo mais além, torna-se hipócrita.
A base para se formar um bom cidadão é por meio da educação, mas nos subúrbios esta não é de qualidade, não formam essas crianças e adolescentes para ser alguém na vida. Elas conseqüentemente com a vivência das ruas se tornam marginais, vivendo a margem da sociedade, sem projeto de vida, não podendo tornar a periferia um lugar melhor.
Uma sociedade é feita a partir do modo como seus cidadãos agem. No entanto, as ruas do subúrbio não ensinam os jovens a crescer, apenas a se marginalizarem mais, e assim a vida na periferia vai ficando mais difícil, não afetando apenas ela, mas toda a sociedade, já que ela é parte de um todo.
Alguém tratado desde a infância como um ser à margem da sociedade, por exemplo, é muito fácil de se voltar contra a realidade em que vive.  Jovem promissor do crime, muitas vezes por que já nasceu naquele meio, se vê como um cego em tiroteio: não tem para onde ir. Acaba assim trocando sua infância e adolescência por uma juventude marginal, que o leva aos caminhos mais tortuosos. As expectativas para um futuro livre e realizador de bons sonhos é afastada cada vez mais, até que o caminho passa a não ter volta, e o indivíduo passa a ser visto ou a se considerar um inimigo da sociedade.
A união das classes, com o aumentar da violência passa a ser utópica e seus integrantes a se tornarem cada vez mais individuais, sem olhar para o outro ou se colocar no lugar dele. Apenas sabe repreender quando nada tem a se fazer, de modo que a sociedade cria marginais, para depois prendê-los. Fato: o mundo marginal é, muitas vezes uma escolha do ser humano, porém será que se houvesse tido a oportunidade de se ver fora desse mundo a faria?
Alguns acham que pra se ter um futuro melhor, é preciso emprego. Para outros, educação. Mas no final de tudo é preciso oportunidade. A juventude de hoje encontra uma enorme facilidade, para o mundo do crime e das drogas por não terem a atenção das classes políticas, tal problema abrange essas pessoas de forma que o futuro do país acaba entrando em decadência, pois como será possível construir um bom futuro para o Brasil se este está sendo estragado hoje em dia?
Protestos, e manifestações por partes desses jovens sem expectativa de futuro, em busca de uma sociedade melhor, vem sendo reprimidos. Então, um país que reprime seus jovens de reclamarem das condições em que vivem tem vergonha do reflexo das suas próprias atitudes lá fora? Como ter vergonha das coisas que acontecem pelas suas próprias ações? É preciso mudar, e rápido!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário