Total de visualizações de página

domingo, 14 de agosto de 2011

Movimentos sociais em Salvador

         Os movimentos sociais são formas encontradas pelos seres humanos com o objetivo de ser notado, demonstrar seus pensamentos, reivindicar seus direitos e deveres para tornar melhor sua condição de vida e também o lugar onde vivem.
          Um grande exemplo foi O Dia Internacional das Mulheres no qual mulheres proletárias saíram às ruas queimando seus sutiãs, em busca de condições de vida e trabalho, e contra a entrada do seu país na primeira guerra mundial, com esse ato, foi marcada na história a superação e a garra das mulheres. 
         Em Salvador não é muito diferente, os movimentos principalmente suburbanos tem ganhado força e arrastado multidões como apoio e através desses novos pensamentos a sociedade tem se beneficiado. As pequenas revoluções têm dado lições de moral na sociedade, ensinando-as deixar de lado a futilidade, o egoísmo, a prepotência, etc. Dando uma visão acolhedora, prestativa e unida para alcançar os objetivos.   
         Essas mobilizações também abrangem movimentos de inclusão social, principalmente com crianças. O Grupo Cultural Bagunçaço é um grupo no qual começou com crianças moradoras de palafitas e hoje se estende por toda salvador, seu objetivo é ensinar as crianças a arte de viver e se expressar para que a sociedade em geral venha entender a situação de muitos que se encontram em precariedades.
         A falta de um lugar para viver despertou em um grande grupo que se chama MST, uma grande vontade de manifestações para poder serem enxergados na população. Entretanto o desemprego, a deficiência na saúde e na educação, tem impedido aqueles que não tiveram oportunidades de se destacarem em meio ao rebanho, deixando na mesma situação os manifestantes, mas tudo por causa de uma falha governamental.
       O que Salvador necessitada é dar ouvidos ao povo, pois somente “o povo” sabe o que passa no momento da dificuldade, no momento da falta de acolhimento dos cidadãos pela sociedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário